Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

domingo, 26 de junho de 2011

Maratona "teste" de São Paulo

Caros amigos,
neste último dia 19 de junho completei a Maratona Internacional de São Paulo 2011.


De início, já vou pedir desculpas pelas poucas imagens, pois minha máquina fotográfica foi extraviada e fiquei com poucas fotos, mas estou providenciando mais fotos para ilustrar depois esta postagem.
Esta prova eu a chamei de "Maratona Teste", pois estou me recuperando de uma tendinite na perna, mas precisamente nos tendões flexores dos pés, que também muitos chamam vulgarmente de canelite. Esta apareceu após a Ultramaratona de Bertioga-Maresias 75K.
Com esta tendinite acabei reduzindo drasticamente meu ritmo de treino para fazer um tratamento adequado.
Para se ter uma ideia, estava treinando uma média de 120Km por semana, mas após a Ultra de Bertioga, realizada no dia 28 de maio, com o passar de 22 dias eu só corri 55Km!!!

Claro que fazer uma Maratona Internacional, como "teste" é um grande luxo, mas foi isto que fiz.
 
Para tanto resolvir fazer também uma preparação bem inusitada. Fui de Niterói para São Paulo, com minha esposa, Nilce e meu filho, Filipe no ônibus da meia noite de sexta para sábado, chegando na capital paulista de manhã cedo.
De lá, fui direto fazer minha preparação intensiva para prova: um dia inteiro de diversão no Hopi Hari, o maior Parque temática da América latina.
FOI INCRÍVEL E MUITO CANSATIVO!

Já no dia da prova, pude conferir tudo de bom e de ruim que tem esta famosa Maratona, como segue detalhadamente.
Na largada com minha esposa que fez os 10Km

A prova, segundo a organizadora Yescom, teve 22.000 atletas, divididos em Maratona (42Km), 25Km, 10Km e caminhada (3Km).
Foi bom que teve divisão de Pace, que era informada na inscrição. Fiz minha inscrição para o Pace mais rápido possível, que era de Maratona abaixo de 3h40min, ganhando uma pulseira vermelha no kit, para acesso a mesma área de largada.
Porém ao chegar na prova vi que estas divisões não eram respeitadas e também não tinha sequer fiscalização, tornando tudo muito tumultuado.
Também estiveram presentes nesta prova vários atletas de minha Equipe, CE+3, que abaixo irei detalhar seus resultados.
Na largada com alguns atletas da CE+3 que fizeram a prova

A largada, como era de se esperar, foi atrasada, devido a transmissão ao vivo da Rede Globo, sendo realizada às 8h40min.
Dado o tiro de largada, foi um tumulto só, com as largadas de todas as distâncias juntas sem divisões.
Só consegui passar o pórtico de largada com 4min42seg e depois disto parece que só piorou, para fazer um kilometro abaixo de 6 minutos era uma tarefa muito tumultuada e empurrante. Só indo para o 3º kilometro que consegui correr mais à vontade.

Como estava em fase recuperativa de tendinite resolvi fazer um ritmo muito abaixo do normal para mim numa Maratona, pois minha meta mais próxima e completar a DOUBLE Maratona do Rio de Janeiro (84Km), que será em 17 de julho e queria realmente fazer o teste.
Como base podemos ver o tempo parcial que tive na Ultra de Bertioga deste ano, que passei na marca da Maratona (42Km) com 3h22min, mesmo sendo o percurso muito mais difícil e não tendo me esgotado pois tinha ainda os 33Km mais difíceis a frente.
No percurso da Maratona

Para a Maratona de São Paulo, utilizei todo equipamento da ASICS, sendo usado o tênis ASICS GEL CUMULUS 12, que foi excelente.

O problema principal para mim não foi a tendinite, pois graças a Deus não a senti em momento algum, mas o ruim mesmo foi a biomecânica de minha corrida, que esta va muito alterada, devido estar pisando ainda de uma forma resguardada. Com isto já com 10Km de prova senti muitas dores em várias partes do corpo, que só foram piorando em muito: muitas caimbras (até nos braços) e outras dores. Ainda bem que já tinha resolvido mesmo só completar a prova sem fazer um tempo melhor.

Acabei completando a prova em 3h47min10seg, mas fiquei feliz por ter passado neste meu "teste".

A Maratona de São Paulo deste ano, segundo os organizadores, teve um percurso muito melhor do que nos anos anteriores. Ainda bem que não fui antes, pois o deste ano ao meu ver ainda era muito ruim.
Claro que temos uns pontos positivos: a feira foi muito bem feita, com vários atrativos para os atletas e um kit com vários brindes. No percurso teve muito pontos de água, vários pontos de checagem de chips, pórticos intermediários de kilometragem e muitas bandas animando o percurso.
Porém o que acaba sobressaindo são os pontos negativos: a camiseta do kit era de ótima qualidade, porém a mesma nem vinha escrito na frente "Maratona de São Paulo" e sim CAIXA (patrocinadora do evento).
O percurso inicial era até muito bonito (tirando claro aquele tumulto todo da largada), porém quando se passava o pórtico da Meia Maratona (21,1Km), alguns metros depois o percurso mudava totalmente, ficando muito ruim.
Nos postos de Gatorade a distribuição era feita do mesmo quente, não houve posto de Gel (ainda bem que levei meus ACCEL Gel) e, pasmem, no kilometro 26 fizeram a distribuição de um repositor proteico em PÓ, que deveria ser misturado pelo próprios atletas, no copinho de água, que só estavam uns kilometros à frente.
A parte do percurso realizado dentro e nas proximidades da USP, com seus inúmeros vai e vem, são muito desistimulantes aos atletas, sem dizer depois dos várias túneis subterrâneos, que feio!
Mas tudo bem, cada prova com sua peculiaridade, deixa SP para lá!

Agora sobre os resultados dos demais integrantes da Equipe CE+3 nesta prova. Além de mim, que fechei a Maratona para 3h47min10seg tivemos as seguintes participações:
* Maratona (42Km):
- 4h09min54seg: Alberto Rufini - ótimo resultado, apesar de não o conhecer tive o prazer de passar por ele no percurso e trocar umas palavras;
Alberto Rufini - 42K (4h09'54")

- 4h32min: Antonio Ricardo de Siqueira Silva  - sentiu a dureza da prova. Até agora a organização não computou seu tempo, apesar de está tudo certo com seu chip, mas um furo da yescom;
Antonio Ricardo - 42K (4h32')

- 4h56min24seg: Luiz Eduardo Bustamente - se recuperando da maratona de Porte Alegre conseguiu terminar com êxito esta prova;
Luiz Eduardo - 42K (4h56'24")

* 10Km:
- 43min59seg: Valério Lopes Cardoso - excelente tempo, mesmo com o tumulto da largada, está de parabéns;
Valério Lopes - 10K (43'59")

- 52min51seg: Alessandra Reincke Vargas Cavalcanti - continuando a melhorar seu tempo, confirmou tempo que estimei que iria fazer na hora da inscrição (52min);
Alessandra Vargas - 10K (52'51")

- 59min14seg: Luiz Carlos Magdaleno - conseguindo baixar de 1h de prova gostou muito de seu resultado;
Luiz Magdaleno - 10K (59'14")

- 59min58seg: Nilce Meire de Oliveira Marcelino - minha amada esposa foi muito bem na prova e adorou o resultado. Te amo!!!
Nilce Marcelino - 10K (59'58")

* Caminhada (3Km):
Apesar de não termos nehum representante oficialmente inscrito para este percurso, a Lucianne Tauil (namorada do Luiz Magdaleno) fez o percurso com o acompanhamento de meu filho, Filipe Marcelino. Obrigado pelo apoio!

Novamente gostaria de deixar formamente meus agradecimentos aos apoiadores que confiaram em mim e me ajudaram materialmente a completar mais eta prova:
ASICS

CE+3 RUNNING

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

BARCELLOS SPORTS

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO DE JANEIRO

E a você meu caro leitor do BLOG, muito obrigado pelo prestígio do seu acesso, não esqueça de fazer seu comentário abaixo.

Como tinha falado, minha meta agoara é fazer a DOUBLE Maratona do Rio de Janeiro, ou seja, irei largar do Aterro do Flamengo (CHEGADA) de madrugada cumprindo os 42Km do trajeto oficial da Maratona no sentido inverso, encontrando todos os atletas para fazer a largada oficial da Maratona no Recreio, onde voltarei cumprindo mais 42Km, totalizando 84Km. Será no próximo dia 17 de julho!

Até a próxima postagem...

sábado, 4 de junho de 2011

ULTRA 75 Km: Bertioga-Maresias

Caros amigos,
segue abaixo o relato de minha participação na ULTRAMARATONA Bertioga - Maresias 75Km.
Esta prova denominada Maratona de Revezamento Bertioga - São Sebastião - Maresias 75 Km, acontece 2 vezes ao ano no litoral paulista.
Consiste em percorrer a distância de 75 Km do Forte de Bertioga à praia de Maresias, em percurso realizado em predominância de praias.
Esta distância pode ser percorrida por atletas divididos em Equipes de revezamento de 9, 6 ou 3 atletas, e ainda solo na categoria denominada The Survivors, que é o meu caso.
O percurso apresenta diversos níveis de dificuldade em diversos tipos de terreno e até a temida Serra de Maresias no final da prova, vejam abaixo como é o percurso:
Percurso da prova


Fiz minha estréia nesta prova no ano passado, porém tive sérios problemas desde o dia anterior à prova, tendo febre, vômito, diarréia entre outros. Porém decidi fazer a prova assim mesmo, estava com o apoio on-time de bike com minha amiga Suely Baronto e de apoio de carro com minha esposa, filho e mãe. Assim fui com tudo isto até a linha de chegada, cruzando a mesma em 9h26min30seg. Foi uma vitória!
Até então era a maior distância percorrida por mim numa prova, hoje já conto no meu currículo provas maiores de 160 Km.
Este ano vim com tudo e muito treino para fazer uma prova esperada de 7h, até fiz uma camiseta para usar na prova, como podem conferir abaixo, obrigado aos apoiadores:
Camiseta para a prova

Este ano tive o prazer de ir para a prova muito bem acompanhado de vários atletas da Equipe CE+3. Montamos 2 trios masculino e um sexteto misto, como poderão conferir mais a frente.

Partimos em nossos carros para Bertioga, que está de braços abertos para os atletas 2 vezes ao ano:
Saudação em Bertioga

Como sempre estavam eu com minha esposa Nilce que correu no sexteto e meu filho Filipe que ficou de apoio no sexteto:
Família reunida para corrida

Novamente estava lá meu carro para me apoiar, desta vez dirigido pelo meu grande amigo Carlos Martins, o Carlinhos, que foi fenomenal:
Eu e meu carro de apoio, prontos para largar
Grande Carlinhos, meu staff

Este ano a prova foi muito fria e toda realizada de baixo de muita chuva. O mar estava de ressaca o que contribuiu para nossos pés ficassem encharcados o tempo todo. Não tive problemas quanto ao equipamento. Utilizei tudo da ASICS, proporcionando bastante conforto e performance:
Chuva e frio antes da largada e durante toda a prova

Como é de praxe nas Ultras, encontrei muitos amigos conhecidos para largar. O nível estava muito alto com excelentes e experientes atletas. A largada deste ano foi mais cedo, com os solos saindo às 6h45min:
Largada de 6h45min: The Survivors

Sentei o pé no 1º trecho, de 10,8Km segurando o ritmo mais fiz em 52'59" (Pace: 4'54") me sentindo excelente:
Chegando no PC1
O 2º trecho também foi tranquilo, acabei mantendo o ritmo e fechei os 5,8Km em 28'44" (Pace: 4'54"). Os pés estavam encharcados mas o tênis ASICS GEL FUJI ES que estava usando nem pedia troca, excelente:
Passando no PC 2, hidratando...
... e pé na estrada para o trecho 3

O 3º trecho, de 6,6Km foi percorrido em 32'18" (Pace: 4'57") sem maiores problemas seguindo minha tática programada para a prova e aos poucos começava a passar aos outros competidores. Meus companheiros da Equipe CE+3 que formavam os dois trios que largaram 15 minutos depois de mim, tinham feitos vários contas e prometeram que iriam me passar no trecho 2 ou na pior das hipóteses no trecho 3, porém acabei este terceiro trecho e não tinha sinais deles. Isto poderia ser bom ou ruim, vamos saber mais adiante :
Chegando ao PC3

Para o 4º trecho de prova o frio se manteve e continuei usando o manguito. Este trecho, de 6,3Km também foi percorrido sem problemas em 30'30" (Pace: 4'54"):
PC4 conferindo o tempo com 30Km de prova

O 5º trecho, com 5,6Km foi percorrido em 27'24" (Pace: 4'56"). Neste trecho comecei a sentir uma dor em minha musculatura posterior da coxa e fiz uma aplicação de analgésico spray local para segurar um pouco. Também comecei a sentir uma ardência no mamilo direito, que começou a sangrar devido ao atrito na camiseta, se agravando pelo frio e chuva. Também foi neste trecho que o Thales da Equipe CE+3 Team 3 me passou, com 3 trechos de atraso, verifiquei com ele e vi que estava tudo certo, não tinham passado antes pois meu ritmo estava forte mesmo. A maior surpresa é que todos esperavam que a Equipe CE+3 Team 1 estaria na frente, mas até então nada deles:
Chegando no PC 5

Aplicando um analgésico local...

...hidratando e rumo ao trecho 6

No 6º trecho a chuva aumentou bem mas mantive o ritmo, fechando os 8,1Km em 40'46" (Pace: 5'01") chegando a marca de 44Km de prova, onde a prova começa a ficar mais difícil. Neste trecho o Maurício da Equipe CE+3 Team 1 me passou forte em busca da Equipe CE+3 Team 3 que estava à frente, verifiquei que estava tudo certo com eles e me dei ao luxo de fazer uma brincadeira inusitada: deitei dentro de um dos rios que se formavam na praia e fiz um flexão de braço dizendo "acho que estou bem ainda", foi legal estava brincadeira com meu amigo Cachinho, só pra descontrair. Chegando ao PC 6, pedi um apoio mais atento ao Carlinhos, a chuva estava forte, nem rolou uma foto, tinha muita lama por lá.

E cheguei ao 7º trecho, onde iniciava os 30 Km mais difíceis da prova. Neste trecho de 9,7Km peguei muita chuva forte, muita lama mesmo e acabei me deixando abater psicologicamente. Sabia o que ainda estava por vir e meu ritmo estava forte até então. Decidi (ou fui obrigado) a diminuir o ritmo um pouco se quisesse chegar bem na linha de chegada. Consegui superar as dificuldades deste trecho, com sua subida em 57'47" (Pace: 5'58"). Cheguei ao PC 7 decidido a dar uma volta por cima. Então fiz um pedido ao Carlinhos que teve que subir aquela pirambeira da ponte até o asfalto, onde estava nosso carro. Lá troquei minhas meias e tênis, o GEL FUJI ES estava aguentando muito bem, mas como peguei muita lama e várias ondas fizeram eles encher de areia dentro, achei melhor trocar pois sabia o trecho que tinha pela frente. Coloquei meu ASICS GEL CUMULUS 11, que já rodei mais de um milhar de Kms com ele e sabia que não iria me deixar por menos agora. Também aproveitei para pegar uma pizza (do dia anterior) e coca-cola, que me deram um PLUS para o trecho 8.
Passando pelo PC 7

E deu certo minha tática da alimentação e tênis. O 8º trecho fluiu bem melhor do que o anterior, mesmo com a dificuldade peculiar deste.
Mais um trecho de asfalto rumo ao último PC

Completei os 9,8Km em 59'17" (Pace: 6'02"). Chegando ao PC 8 (último), também devido as ondas e areia fofa decidi outra vez fazer uma troca de meias e tênis, me dando o privilégio de rodar o último trecho com o ASICS GEL NOOSA TRI 6, e sabia que este seria sinistro por causa da Serra, sim a SERRA DE MARESIAS:
Chegando ao último PC

E ela tinha que chegar, depois de correr 68 Km tinha de encarar esta Serra, com 3 Km de subida e quase 400m de desnível, isto subindo tudo e depois descendo novamente ao mar:
Apoio excelente até na Serra!

Nos últimos metros da descida da Serra...

...entrando para a areia fofa de Maresias

Completei este último e duríssimo trecho de 10,3Km em 1h11'37" (Pace: 6'56"). E a ótima notícia: completei os 75Km de prova em 6h41'22" (Pace: 5'21"), simplesmente destruindo meu tempo anterior, o baixando em 2h45'08":
Metros finais de areia fofa com meu amigo Jorge Roberto

E a grande chegada, com o incansável Carlinhos

Realmente foi um excelente resultado, fiquei muito feliz com ele, depois da linha de chegada foi uma festa:
Equipe FELIZ!

Obrigado Marcelle pela força.

Feliz e com sangue na camiseta!

A medalha foi muito bonita, especialmente forjada para os The Survivors. Também os atletas solo tiveram como recompensa uma camiseta exclusiva de Finisher:
Para ganhar a medalha

Olha a medalha aí!

E a merecida camiseta de Finisher!

E o que seria de mim sem o apoio material, mais uma vez o equipamento da ASICS foi excelente e meu carro aguentou mais esta:
Olha o ASICS aí!

E meu carro deu duro de novo para me acompanhar

Não poderia deixar de falar de minha família presente novamente, sem ela o que seria de mim nas Ultras:
Família FELIZ!

Paramentado e NOVO!

Agora vou falar um pouco da participação dos outros integrantes da Equipe CE+3. Primeiramente a Equipe mais bem sucedida, a CE+3 Team 3 (trio masculino), composto por Marcio Bello, Thales Coelho e Marcelo Dias. Tiveram um excelente desempenho completando a prova em 5h40'40":
CE+3 Team 3

Márcio Bello (trechos 1 + 4 + 7)

Thales Coelho (trechos 2 + 5 + 8)

Marcelo Dias (trechos 3 + 6 + 9)

Em seguida tivemos a Equipe CE+3 Team 1 (trio masculino), composta por Márcio Mello, Jorge Roberto e Maurício Soares, com apoio da Marcelle Mello. Também correram muito bem fechando o percurso no tempo de 5h51'42":
CE+3 Team 1

Márcio Mello (trechos 1 + 4 + 7)

Jorge Roberto (trechos 2 + 5 + 8)

Maurício Soares (trechos 3 + 6 + 9)

Marcelle Mello (staff)

E por fim, mas não menos importante, tivemos a Equipe CE+3 Team 2 (sexteto misto), composto por Pedro Roberto, Alessandra Cavalcanti, Marcelo Sampaio, Marjorie Valente, Nilce Marcelino (minha esposa) e Alexandra Karina, com apoio de José Francisco (marido da Alessandra) e de Filipe Marcelino (meu filho). Fecharam os 75Km de revezamento em 7h12'30" com muita alegria:
CE+3 Team 2

Pedro Roberto (trechos 1 + 6)

Alessandra Cavalcanti (trechos 2 + 8)

Marcelo Sampaio (trechos 3 + 9)

Marjorie Valente (trecho 4)

Nilce Marcelino (trecho 7)

Alexandra Karina (trecho 5)

José Francisco (staff)

Filipe Marcelino (staff)

Foi um sucesso a minha participação e de toda a equipe CE+3 nesta prova. Agradeço a Deus por mais esta conquista e a todos pelo apoio incondicional que me foi dado, sobretudo por minha família e meus amigos.

Também gostaria de deixar formalmente meus agradecimentos aos apoiadores que depositaram em mim sua confiança e me ajudaram materialmente a chegar a mais esta vitória:
ASICS

CE+3 RUNNING

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

BARCELLOS SPORTS

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

E muito obrigado a você leitor de meu BLOG por me prestigiar também, por favor faça seu comentário abaixo.

Agora meu calendário de competições para junho e julho será o seguinte, se tudo der certo:
* 19 de junho: Maratona de São Paulo (42Km)
* 26 de junho: Meia Maratona Golden Four ASICS (21Km)
* 17 de julho: DOUBLE Maratona do Rio de Janeiro (84Km)

Até a próxima postagem!