Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

XTerra Endurance 50K & Golden Four 21K

Desafios excelentes em provas de alta qualidade

Nas últimas três semanas participei de duas excelentes provas!

* 29/07
Golden Four ASICS RJ
Meia Maratona - Rio de Janeiro / RJ




* 11/08
The North Face XTerra Endurance 50K
Ultramaratona - Mangaratiba / RJ







O primeiro desafio foi de velocidade, já o segundo de muita resistência, porém ambos com suas dificuldades.

No dia 29/07 novamente o Rio de Janeiro sediou a Meia Maratona Golden Four ASICS, com a proposta de ser uma prova de altíssima qualidade e de percurso rápido. E como era de se esperar, pelo segundo ano consecutivo, a prova foi um espetáculo.
A largada foi realizada às 7h da manhã, com pelotões definidos por pacer, na Barra da Tijuca com chegada em São Conrado. O percurso totalmente realizado na orla carioca com visual incrível.

No percurso rápido da Golden Four

Larguei no pelotão ELITE B, considerando o tempo que fiz na prova no ano passado - menos de 1h35min - utilizando o tênis ASICS HYPERSPEED 4, que é bem leve e rápido. No entanto não tinha pretensão de fazer um tempo excepcional, pois os treinos estavam focados em longa distância.

Dada a largada o ritmo saiu um pouco mais forte que o pretendido, batendo em torno de 4'00"/Km, mas fui na empolgação sabendo que depois diminuiria um pouco.
Fui passando bastante gente que largou forte e depois não mantiveram o ritmo, inclusive vários amigos.

Aos poucos o ritmo foi se encaixando até passar a marca de 10Km, com um Pace médio de 4'15"/Km. Agora era hora de diminuir um pouco mais. Aproveitei bem a excelente hidratação oferecida na prova a cada 3Km - água e Gatorade - mas não peguei Gatorade em todos os postos.

Os quilômetros foram passando e logo estava no elevado do Joá, que indicava já a parte final do percurso. Avistei meu amigo Dantas (BOPE) um pouco à frente e fui ao encontro dele.

Eu e Dantas no final da prova

Ao encostar ao lado dele falei que o final iria ser bem parecido com o ano anterior, que também chegamos juntos. E lá fomos nós para a reta final, com o público incentivando.

Ao finalizar a prova minha surpresa foi grande ao fazer EXATAMENTE o mesmo tempo do ano anterior - 1h31min40seg. Veja só o certificado abaixo. Se tivesse combinado não tinha dado certo!

Certificado Golden Four ASICS RJ

Ainda tive a oportunidade de tirar uma foto ao final da prova ao lado do Solonei (medalha de ouro na Maratona do PAN 2011), que fez um treino na prova e me passou no Km 14. A foto foi junto com minha amiga Leila, que chegou logo depois de mim.

A foto dos "campeões"!

Nesta prova tivemos uma ampla participação dos atletas da Equipe CE+3, inclusive fretamos duas vans para levar e trazer o pessoal.

Vale ressaltar que o KIT da prova foi de altíssima qualidade - até corri com a camiseta da prova com meu nome personalizado atrás, gratuitamente na entrega dos kits. A medalha da prova também foi linda, bem GOLDEN!

Camiseta (excelente), viseira e sacola GOLDEN FOUR ASICS

Camiseta personalizada, toalha e medalha FINISHER

Missão cumprida na GOLDEN FOUR ASICS RJ, agora o desafio será bem MAIOR!

Nos dias 11 e 12 de agosto a cidade de Mangaratiba novamente recebeu a etapa Costa Verde do XTerra - o maior festival de esportes outdoor do planeta.
A prova inclui as seguintes modalidades:
* ENDURANCE 50K - a minha escolhida!
* NIGHT RUN 18K
* NIGHT RUN 9K
* KIDS MINI CORRIDA
* SWIM CHALLENGE 3K
* SWIM CHALLENGE 1,5K
* TRIATHLON

Sob patrocínio da THE NORTH FACE Brasil, novamente a prova foi de imenso sucesso, sendo realizada nas dependências e em torno do Portobello Resort & Safari.

Parti com minha família no dia anterior, nós três corremos: eu os 50K, Nilce nos 18K e Filipe no Kids. De noite participamos do congresso técnico do ENDURANCE 50K.

Congresso técnico ENDURANCE 50K

A prova de 50K este ano contou com várias alterações, sendo as seguintes mais significativas:
* obrigatoriedade de levar equipamentos de sobrevivência, primeiros socorros e hidratação;
* hidratação somente para abastecimento de equipamento e somente nos Kms 13, 26 e 40;
* adiantamento de 2h na largada (de 16h para 14h), possibilitando maior luz solar na prova;
* aumento de tempo imite (de 8h para 10h);
* alterações no percurso (tornando-o mais rápido).

Após o congresso e encontro com amigos que participariam do evento, fomos comer, deixar tudo pronto e descansar.

No dia da prova podemos fazer tudo com calma e aguardar a largada às 14h.

Chegando na Arena da prova

O sol estava bem forte e prometia castigar bem os atletas do Endurance 50K antes do anoitecer. Enquanto à noite o frio chegava bem rápido também, também se tornando um incômodo.

Toda família correndo no XTerra

Antes da largada os atletas tinham que passar numa sala para serem checados os itens obrigatórios.

Checagem dos itens obrigatórios

Era efetuada uma perfuração no cartão de controle fornecido pela organização, que devia ser levado pelo atleta durante o percurso. Também foi fornecido no KIT uma head lamp.

Head lamp e cartão de controle ENDURANCE 50K

Este cartão também possuía campos que deveriam ser perfurados antes da largada:
* Retirada do identificador;
* Apresentação do atestado médico;
* Apresentação do termo de responsabilidade;
* Retirada de kit;
Além de dois postos de controle, durante o percurso.
O atleta tinha que chegar com todas as marcações efetuadas e entregar o cartão no final da prova.

Itens a serem checados

Desta vez tive a companhia de meu parceiro Marcelo Sampaio, no desafio dos 50K, muito bom ver os amigos encarando desafios grandes com alegria.

Na companhia de Marcelo antes da largada dos 50K

Dada a hora da largada cerca de 100 atletas se alinharam para o ENDURANCE 50K, ainda tive a oportunidade de fazer uma entrevista para o Esporte Espetacular antes da largada.

Cerca de 100 atletas para os 50K

Agora estávamos prontos para enfrentar 50Km de muita trilha, lama e montanhas, com início sob um forte sol e final na noite fria.
As 14h em ponto foi dada a largada!

Foi dada a largada para o ENDURANCE 50K

Iniciamos por uma estrada asfaltada que logo depois virava de terra. Fui perto das líderes no feminino (Manuela e Rosália), o ritmo era de 4'30"/Km, que foi mantido até o Km 10.
Neste ponto o plano dava lugar a forte e enlameada subida do oleoduto (já conhecida da prova do ano anterior). Ainda bem que estava usando o tênis THE NORTH FACE SINGLE TRACK HAYASA.
Agora era hora do coração bater BEM mais forte numa sequência de várias subidas e descidas fortes por cerca de 3Km. Neste ponto - Km 13 - vi que não estava muito bem, parceria que o sol forte revirou a comida no estômago e as pernas estavam pesadas (sentia que os treinamentos fortes para a Olimpíada Profissional que estava treinando no quartel agora pesariam). Deixei as meninas irem embora e diminui o ritmo para ver se melhoraria em seguida. No entanto, depois de um trecho plano teríamos pela frente uma serra de 5Km  de subida de asfalto.
No ano anterior, esta subida não era asfaltada, e sim de muitas pedras irregulares, mas mesmo assim fiz ela toda correndo, porém este ano não deu, tive que andar várias vezes, mas ainda na esperança que logo melhorasse.

No Km 20 era o fim da serra - posto de controle para marcação do cartão - e uma forte descida irregular. Que bom a luz solar, pois ano passado foi no escuro esta parte, agora era tudo às claras!
A longa e dura descida foi em bom ritmo, mas ao chegar no plano não consegui manter o ritmo planejado, fui assim até o Km 26 no posto de hidratação.
Lá abasteci minha mochila e me sentei jogando água gelada na cabeça, senti a pressão baixar mas fui em frente, porém 1Km à frente parei num carro de apoio e tive que ficar uns minutos tentando vomitar. Sem sucesso vi vários atletas passarem. Depois segui em frente, ainda na esperança da melhora posterior.

Fui seguindo pela íngreme subida - a mesma grandiosa da ida - agora no caminho inverso. Até que alguém me fala: "Marcelino!", então outro atleta também olha para trás e me reconhece, era o Nilton Braga então conversamos um pouco. Eles contavam admirados de como se espelhavam em mim e liam minhas histórias aqui no site. Me deu até orgulho. Gostei muito mas disse para eles seguirem em frente pois hoje não estava bem. Me falaram que iam mas sabiam que eu os alcançaria depois.
De fato, ficamos trocando posições por um longo tempo até o final da prova.

Ao final do grande sobe e desce entramos novamente em algumas trilhas fechadas, o relógio se aproximava das 18h e era hora de acender a head lamp. Fui seguindo pela trilha escura e com lama até o Km 35 - posto de controle com marcação no cartão - agora se juntou a mim uma multidão de corredores do 18K que largara pouco antes, mas este estavam bem mais rápido e serviram como estímulo, assim fui até a placa dos 40Km, ora ou outra alguém reconhecia que estava fazendo os 50K e dava incentivo.

Ao chegar na marca do Km 41 minha esposa me alcança, já tínhamos previsto que ela não iria chegar e mim e eu que iria a esperar na chegada, mas não deu certo. Falei o que tinha acontecido e pedi para ela seguir o ritmo, e foi. Agora passava por nós mais uma grande multidão de corredores do 9K que acabara de largar. Agora teria muita companhia até o final da prova, mesmo assim fiz uma grande parceria com o Nilton e fomos conversando muito até o final da prova. Quando eu não me sentia bem ele me acompanhava na caminhada e eu fazia o mesmo por ele.

Assim chegamos ao final do ENDURANCE 50K, com a marca de 6h01min32seg, completei minha 7ª ULTRAMARATONA do ano, muito feliz, mesmo não conseguindo melhorar a marca, que poderia ser abaixo de 5h. Sei que cada dia é um dia e hoje não foi um dos melhores para fazer um bom tempo.

Mais uma ULTRA conquista

Verso da medalha

Nilce completou os 18K em 1h59min57seg, agora era hora de descanso para nós para no dia seguinte Filipe fazer a corridinha dele.

Instruções final para Filipe antes da corrida

E com muita alegria e agitação centenas de crianças, divididas por idade, fizeram suas corridas dando os primeiros passos para seguir o caminho dos pais, sobretudo neste domingo, comemorando o Dia dos Pais.

Dada a largada para Filipe

Com isto todos nós completamos nossos desafios e pudemos voltar para casa felizes pela conquista de cada.

Medalha para toda família!

Cabe-se ressaltar os KITS oferecidos aos atletas, de altíssima qualidade e muito bonitos, vejam abaixo a camiseta do ENDURANCE 50K.

Camiseta ENDURANCE 50K

Costas da camiseta ENDURANCE 50K

Agradeço muito aos meus apoiadores que possibilitaram a participação nestas duas provas, sobretudo a:



E aos demais apoiadores que acreditam em mim. MUITO OBRIGADO!!!

Obrigado também a você leitor, que dá vida a este site, com sua participação e incentivo aos meus desafios.

Não saia antes de deixar seu comentário aqui ABAIXO:

Até a próxima...

4 comentários:

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Fala Cris, na primeira prova a organização foi showwww, porém falhou pelo segundo ano consecutivo a empresa contratada para personalizar camisa além demorar muito e ficar a maior bagunça eles nao deixaram eu colocar o meu nome e ultramaratonista na camisa e vejo que vc conseguiu e entao solicitei que colocasse só ultramaratonista e na hora de imprimir o cara ficou enrolado que acabou enroscando na impressora e saiu tudo errado como estava demorando muito eu fui embora mas o restante foi showww...Quanto os 50Km do X Terra vc foi um herói mesmo passando mal vc completou a prova e pelo que eu li as mudanças ficaram showww parabéns pelas duas provas durissimas agora e se preparar para novo desafio lá fora, boa preparação.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Complementando a msg anterior pelo que eu vi na foto nem todos correram com os itens obrigatórios que a organização solicitou, deveria ser mais rigidos e parabéns também para a Nilce e ao Felipe por também ter concluído os desafios agora Cris faltou a foto de vcs 3 juntos com suas conquistas...hehehe.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Everaldo Motta disse...

Legal Marcelino, parabéns a familia de corredores.
Abraços,
Everaldo

Teddy Jones disse...

Parabéns Marcelino,
Duas provas e virando forte hein...
Quando vier para SP me avise quem sabe não fazemos um treino juntos.
Abraço !
ps. eu também corri os 21K da ASICS para 01:44:50 hs...