Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

domingo, 26 de junho de 2011

Maratona "teste" de São Paulo

Caros amigos,
neste último dia 19 de junho completei a Maratona Internacional de São Paulo 2011.


De início, já vou pedir desculpas pelas poucas imagens, pois minha máquina fotográfica foi extraviada e fiquei com poucas fotos, mas estou providenciando mais fotos para ilustrar depois esta postagem.
Esta prova eu a chamei de "Maratona Teste", pois estou me recuperando de uma tendinite na perna, mas precisamente nos tendões flexores dos pés, que também muitos chamam vulgarmente de canelite. Esta apareceu após a Ultramaratona de Bertioga-Maresias 75K.
Com esta tendinite acabei reduzindo drasticamente meu ritmo de treino para fazer um tratamento adequado.
Para se ter uma ideia, estava treinando uma média de 120Km por semana, mas após a Ultra de Bertioga, realizada no dia 28 de maio, com o passar de 22 dias eu só corri 55Km!!!

Claro que fazer uma Maratona Internacional, como "teste" é um grande luxo, mas foi isto que fiz.
 
Para tanto resolvir fazer também uma preparação bem inusitada. Fui de Niterói para São Paulo, com minha esposa, Nilce e meu filho, Filipe no ônibus da meia noite de sexta para sábado, chegando na capital paulista de manhã cedo.
De lá, fui direto fazer minha preparação intensiva para prova: um dia inteiro de diversão no Hopi Hari, o maior Parque temática da América latina.
FOI INCRÍVEL E MUITO CANSATIVO!

Já no dia da prova, pude conferir tudo de bom e de ruim que tem esta famosa Maratona, como segue detalhadamente.
Na largada com minha esposa que fez os 10Km

A prova, segundo a organizadora Yescom, teve 22.000 atletas, divididos em Maratona (42Km), 25Km, 10Km e caminhada (3Km).
Foi bom que teve divisão de Pace, que era informada na inscrição. Fiz minha inscrição para o Pace mais rápido possível, que era de Maratona abaixo de 3h40min, ganhando uma pulseira vermelha no kit, para acesso a mesma área de largada.
Porém ao chegar na prova vi que estas divisões não eram respeitadas e também não tinha sequer fiscalização, tornando tudo muito tumultuado.
Também estiveram presentes nesta prova vários atletas de minha Equipe, CE+3, que abaixo irei detalhar seus resultados.
Na largada com alguns atletas da CE+3 que fizeram a prova

A largada, como era de se esperar, foi atrasada, devido a transmissão ao vivo da Rede Globo, sendo realizada às 8h40min.
Dado o tiro de largada, foi um tumulto só, com as largadas de todas as distâncias juntas sem divisões.
Só consegui passar o pórtico de largada com 4min42seg e depois disto parece que só piorou, para fazer um kilometro abaixo de 6 minutos era uma tarefa muito tumultuada e empurrante. Só indo para o 3º kilometro que consegui correr mais à vontade.

Como estava em fase recuperativa de tendinite resolvi fazer um ritmo muito abaixo do normal para mim numa Maratona, pois minha meta mais próxima e completar a DOUBLE Maratona do Rio de Janeiro (84Km), que será em 17 de julho e queria realmente fazer o teste.
Como base podemos ver o tempo parcial que tive na Ultra de Bertioga deste ano, que passei na marca da Maratona (42Km) com 3h22min, mesmo sendo o percurso muito mais difícil e não tendo me esgotado pois tinha ainda os 33Km mais difíceis a frente.
No percurso da Maratona

Para a Maratona de São Paulo, utilizei todo equipamento da ASICS, sendo usado o tênis ASICS GEL CUMULUS 12, que foi excelente.

O problema principal para mim não foi a tendinite, pois graças a Deus não a senti em momento algum, mas o ruim mesmo foi a biomecânica de minha corrida, que esta va muito alterada, devido estar pisando ainda de uma forma resguardada. Com isto já com 10Km de prova senti muitas dores em várias partes do corpo, que só foram piorando em muito: muitas caimbras (até nos braços) e outras dores. Ainda bem que já tinha resolvido mesmo só completar a prova sem fazer um tempo melhor.

Acabei completando a prova em 3h47min10seg, mas fiquei feliz por ter passado neste meu "teste".

A Maratona de São Paulo deste ano, segundo os organizadores, teve um percurso muito melhor do que nos anos anteriores. Ainda bem que não fui antes, pois o deste ano ao meu ver ainda era muito ruim.
Claro que temos uns pontos positivos: a feira foi muito bem feita, com vários atrativos para os atletas e um kit com vários brindes. No percurso teve muito pontos de água, vários pontos de checagem de chips, pórticos intermediários de kilometragem e muitas bandas animando o percurso.
Porém o que acaba sobressaindo são os pontos negativos: a camiseta do kit era de ótima qualidade, porém a mesma nem vinha escrito na frente "Maratona de São Paulo" e sim CAIXA (patrocinadora do evento).
O percurso inicial era até muito bonito (tirando claro aquele tumulto todo da largada), porém quando se passava o pórtico da Meia Maratona (21,1Km), alguns metros depois o percurso mudava totalmente, ficando muito ruim.
Nos postos de Gatorade a distribuição era feita do mesmo quente, não houve posto de Gel (ainda bem que levei meus ACCEL Gel) e, pasmem, no kilometro 26 fizeram a distribuição de um repositor proteico em PÓ, que deveria ser misturado pelo próprios atletas, no copinho de água, que só estavam uns kilometros à frente.
A parte do percurso realizado dentro e nas proximidades da USP, com seus inúmeros vai e vem, são muito desistimulantes aos atletas, sem dizer depois dos várias túneis subterrâneos, que feio!
Mas tudo bem, cada prova com sua peculiaridade, deixa SP para lá!

Agora sobre os resultados dos demais integrantes da Equipe CE+3 nesta prova. Além de mim, que fechei a Maratona para 3h47min10seg tivemos as seguintes participações:
* Maratona (42Km):
- 4h09min54seg: Alberto Rufini - ótimo resultado, apesar de não o conhecer tive o prazer de passar por ele no percurso e trocar umas palavras;
Alberto Rufini - 42K (4h09'54")

- 4h32min: Antonio Ricardo de Siqueira Silva  - sentiu a dureza da prova. Até agora a organização não computou seu tempo, apesar de está tudo certo com seu chip, mas um furo da yescom;
Antonio Ricardo - 42K (4h32')

- 4h56min24seg: Luiz Eduardo Bustamente - se recuperando da maratona de Porte Alegre conseguiu terminar com êxito esta prova;
Luiz Eduardo - 42K (4h56'24")

* 10Km:
- 43min59seg: Valério Lopes Cardoso - excelente tempo, mesmo com o tumulto da largada, está de parabéns;
Valério Lopes - 10K (43'59")

- 52min51seg: Alessandra Reincke Vargas Cavalcanti - continuando a melhorar seu tempo, confirmou tempo que estimei que iria fazer na hora da inscrição (52min);
Alessandra Vargas - 10K (52'51")

- 59min14seg: Luiz Carlos Magdaleno - conseguindo baixar de 1h de prova gostou muito de seu resultado;
Luiz Magdaleno - 10K (59'14")

- 59min58seg: Nilce Meire de Oliveira Marcelino - minha amada esposa foi muito bem na prova e adorou o resultado. Te amo!!!
Nilce Marcelino - 10K (59'58")

* Caminhada (3Km):
Apesar de não termos nehum representante oficialmente inscrito para este percurso, a Lucianne Tauil (namorada do Luiz Magdaleno) fez o percurso com o acompanhamento de meu filho, Filipe Marcelino. Obrigado pelo apoio!

Novamente gostaria de deixar formamente meus agradecimentos aos apoiadores que confiaram em mim e me ajudaram materialmente a completar mais eta prova:
ASICS

CE+3 RUNNING

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

BARCELLOS SPORTS

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO DE JANEIRO

E a você meu caro leitor do BLOG, muito obrigado pelo prestígio do seu acesso, não esqueça de fazer seu comentário abaixo.

Como tinha falado, minha meta agoara é fazer a DOUBLE Maratona do Rio de Janeiro, ou seja, irei largar do Aterro do Flamengo (CHEGADA) de madrugada cumprindo os 42Km do trajeto oficial da Maratona no sentido inverso, encontrando todos os atletas para fazer a largada oficial da Maratona no Recreio, onde voltarei cumprindo mais 42Km, totalizando 84Km. Será no próximo dia 17 de julho!

Até a próxima postagem...

22 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Parabéns por mais essa MArcelino. Além do percurso sem muitos atrativos, as dificuldades que a organização cria só aumentam o grau da prova. Parabéns pelo ótimo tempo de conclusão e sucesso na double RJ,

DricaPeixoto disse...

Parabéns pelo teste! Acho super válido abrir mão de resultados para um recuperação plena.
Parabéns tb para sua esposa que fez um tempo excelente.
Nós participamos da Golden Four neste final de semana e conseguimos baixar nosso tempo em 15 minutos, completamos nossa segunda meia maratona.

Grande abraço e boa recuperação!

Avicor disse...

Melhoras pra vc amigo !1
Parabéns pela maratona !!
Rumo aos 84km !!

Abraçoss !!

Romildo

Jorge Cerqueira disse...

Grande Cris, detalhadissimo relato da Maratona de SP, meu camarada espero que vc já tenha recuperado dessa tendinite, se cuide ae para não piorar, cara vc disse que não correu o percurso que era feito antes da Maratona de SP eu fiz o antigo percurso quando a largada e chegada era no Parque Ibirapuera era muito ruim e conseguir correr em 3h 04min, quanto as provas da Yescom essa organizadora é uma comédia deixa a desejar em muitos pontos enquanto os corredores não tomarem jeito e unir contra essa bagunça nada será feito, como lhe falei anteriormente só não faço esse desafio de 84km no dia da maratona com vc pq estou com o projeto de abaixar o tempo nessa Maratona do Rio.

Bons treinos e obrigado pelo apoio,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Unknown disse...

Parabéns!!! E muitos sucessos nos seus 84km em julho!!!

Boa semana e Bons treinos

Cláudia Donelate
http://betaendorfina.blogspot.com

Anônimo disse...

Grande Cristiano,
Parabéns!!!!
Espero com sua ajuda baixar meu tempo na Maratona do RJ. Estaremos juntos lá. Um grande abraço e bons treinos.

Roberto Gomes
CE+3

Everaldo motta disse...

Olá Marcelino, bom dia!!
Parabéns pelo bom tempo na corrida, e voce ainda chama de teste, né?
Cara!!! que loucura (no bom sentido) fazer a Double da maratona do Rio, isso é inédito, não conheço alguem que tenha feito isso.
Desejo sucesso nessa dura empreitada!
Um forte abraço,
Everaldo

Anônimo disse...

Olá Marcelino!

Gostei muito do relato da maratona e vejo que todo mundo que participou dela ficou na bronca com a organização.

Parabéns pelo tempo e pela superação!!

Abração!

Alessandro S Silva disse...

Então foram 2 maratonas, uma em São Paulo e outra no Hopi Hari. Em dia com certeza que equivale a uma maratona, super divertido.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr

CANELAFINA disse...

Turma muito boa, esta equipe, todos se deram muito bem. Voce agiu certo em sp , sei o que é correr se resguardando. Mas logo isto é passado. Parabens e um grande abraço. RS -5ºC

Anônimo disse...

Cristiano, parabéns pelo relato e pelo tempo realizado menos com tendinite. Parabéns tb a todos da CE+3 que tiveram em SP, prova durisima. 84k amigo? um dia chego lá, boa sorte.
A. Ricardo

Estivison disse...

muito bom post !!! vamos para a Maratona do Rio ... será a minha primeira.
Observei que és bombeiro. Eu sou da FAB.
Consegui uma camisa de salva vidas para mim ? veja o preço que eu te pago.
meu email: estivison@r7.com
desde já muito obrigado !!!

Marcelino ULTRA disse...

Caros amigos,
muitíssimo obrigado pelos vários comentários aqui no BLOG:

- Ricardo, realmente a prova de São Paulo tem estas controvérsias todas mesmo. Paciência.

- Drica, concerteza temos que saber medir um pouco o que fazemos para ganharmos em breve.
Minha esposa também está evoluindo aos poucos.
Realmente a Golden Four ASICS foi EXCELENTE, depois irei fazer a postagem sobre ela.

- Romildo, agradeço pelo incentivo e vamos para a próxima!

- Jorge, já estou quase bom.
Você que está de parabéns por este tempo em SP no antigo percurso.
Sem palavras para a Yescom...
Concerteza no dia 17 cada um de nós irá relizar sua meta, vamos lá.

- Cláudia, valeu mesmo, e vamos para a DOUBLE!

- Jorge Roberto, pode contar comigo do km 42 ao 84!

- Everaldo, não foi um mal tempo no geral, só não foi tão bom com referência aos meus anteriores, mas foi um teste sim.
Fazer a DOUBLE Maratona do Rio deve ser inédito sim, espero que dê tudo certo!

- Lucas, realmente temos que abrir o jogo e falar tudo de ruim e de bom para ver se melhora.

- Alessandro, concerteza 2 Maratonas, o Hopi Hari faz valer a viagem para correr esta prova. Indico, mas pode ir preparado para se cansar.

- Mttos, a Equipe CE+3 está presente sempre. Tenho certeza que fiz o certo e já estou colhendo os frutos. Que frio!

- Antônio Ricardo, você também está de parabéns e faz parte da história.
É 84K, não é moleza, vamos lá?

- Estivison, escolheu a Maratona certa. Maravilhosa.
Infelizmente não sou Guarda-vidas, trabalho com Educação Física atualmente. Mas nos vemos na prova!

Beijos e abraços,
Marcelino ULTRA.

Antonio disse...

Parabéns pelo resultado na maratona de São Paulo, mesmo com todos os problemas mencionados. E fico na expectativa de ver o resultado da DOUBLE MARATHON RIO DE JANEIRO (Desde que entendo de maratonas, nunca ví ninguém fazer isso aqui no Rio). Fico imaginando comigo mesmo. Correr uma meia maratona para mim já é muito difícil. Imagino acima de 2 maratonas, como deve ser o treinamento de vcs, pois deve consumir muito tempo pessoal. Será que não compromete o restante da vida, como trabalho, esposa, filhos, vida social, e por aí vai...mas admiro bastante esta opção de vida.

tutta disse...

Parabéns pela prova.
A minha estréia em maratonas foi em 2008 aí em Sampa e achei super maneiro tanto o percurso, como os túneis. hehe

Abraço e desejo boa corrida no Rj.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Marcelino ULTRA disse...

Caro Antonio,

muito obrigado pela visita e comentário aqui no BLOG.
Estamos todos na espectativa desta DOUBLE, é sim inédito por aqui isto.
Concerteza o treinamento é muito árduo e doloros e v´srios sentindos, mas faço isto por amor.
Mesmo tomando um bom tempo do dia a compensação também vem sempre melhor para todos.

Abraços,
Marcelino ULTRA.

Alessandra Vargas disse...

Cris, obrigada por compartilhar com todos cada minuto vivido, eles se transformam em experiencias e nos enriquecem. Estamos sempre torcendo por você e o que move essa torcida é acima de tudo a admiração que sentimos. Sua determinação, sua garra, sua força são contagiantes. Você é um grande exemplo que deve ser seguido. Estamos juntos para o próximo desafio e a torcida só aumentará, pois o verdadeiro vencedor não obtem vitorias e seguidores por palavras, mas por atitudes e através de exemplo. Parabéns por mais essa etapa e que venham as próximas. Um beijo carinhoso, Alê

Marcelino ULTRA disse...

Obrigado amigos pelos comentário no BLOG.

- Ubiratã, olha o percurso mudou, mas falaram que para melhor, mas não gostei mesmo!
Já experimentou a Maratona do Rio? Maravilhosa!!!

- Alessandra, obrigado pelo carinho da mensagem. Vou lá tentando deixar um pouquinho de exemplo para os outros.

Beijos e abraços,
Marcelino ULTRA.

Ivone Teixeira disse...

Parabéns Marcelino pela prova! Eu pessoalmente acho um absurdo uma maratona começar às 08:40 por conta de uma rede de tv, é muito desgastante para o atleta correr embaixo de sol durante quase 4h.

Boa sorte na double!

Marcelino ULTRA disse...

Oi Ivone,
obrigado pelo comentário.

Mas realmente é um absurdo este horário de largada e o pior não é só ser neste horário e sim marcar para um e começar em outro.
A Maratona deve ser largada sempre mais cedo, sobretudo quando tivermos estas altas temperaturas.

Beijos,
Marcelino ULTRA.

Antonio C R Colucci disse...

Marcelino,
Parabéns pelo relato perfeito.
Essa MÁratona de São Paulo é uma piada. E mesmo assim tem muitos defensores.

Muito legal essa ideia da Double Rio.
Estarei na largada para parabenizá-lo pessoalmente. Sensacional.

Quem sabe um dia eu chego nessa "loucura" dupla. hehe

Vou adicionar seu blog na ABA "blogs" do meu e acompanhar sempre.

Abraço
Boa semana de preparação e nos vemos no RIO.

Colucci
@antoniocolucci
http://toticolucci.blogspot.com

Marcelino ULTRA disse...

Muito obrigado por deixar sua contribuição aqui Colucci.
É má mesmo esta prova!
Espero te encontrar então lá na largada.
Obrigado pela divulgação.

Abraços,
Marcelino ULTRA.