Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

XTerra Endurance 50K Ilhabela

Chuva, frio, neblina, trilhas, lama, escuridão e montanhas...
Era o que eu e os demais Ultramaratonistas enfrentariam pelos próximos 50Km em Ilhabela / SP no último sábado (24/10/11).
A sirene soou, foi dada a largada para o The North Face Endurance 50K e o bicho pegou...


O Brasil recebeu este ano mais duas provas de Ultramaratona com padrão internacional: The North Face Endurance 50K. Participei da primeira etapa realizada em Mangaratiba/ RJ no dia 13/08/11 e agora 6 semanas depois estava lá eu em Ilhabela / SP para a etapa final que prometia ser a mais difícil da série.

Tudo conspirava para a dificuldade da prova, a começar pela previsão do tempo: muita chuva. Além disto, o percurso da prova foi escolhido a dedo pela Organização do evento feita pela X3M, dirigida pelo Ultramaratonista Bernardo Fonseca.
A prova contava com nada a menos de uma imensa montanha de 720 metros de altitude bem no meio do caminho entre as duas praias que deveríamos cruzar (Perequê - Castelhanos), no entanto se subir uma montanha desta correndo (mais alta do que o Corcovado no RJ) já seria difícil, teríamos que fazer isto por estradas lamacentas e trilhas escorregadias, na escuridão da noite iluminada somente pelas nossas Head Lamps. Mas não para por aí: para totalizar os 50Km de percurso teríamos que ir a Castelhanos e voltar, cruzando esta montanha por duas vezes, que somando com as demais subidas da prova nos renderiam 1.750 metros de desnível!
Vejam abaixo as marcações feitas em meu GPS durante a prova:

Altimetria do Endurance 50K

Percurso do Endurance 50K

Para participação destas duas provas obtive um excelente apoio da The North Face, que além de conceder inscrições gratuitas nas duas etapas para mim, minha esposa Nilce (Night Run 9K) e meu filho Filipe (Kids Running) me presenteou com um mega kit de materiais da The North Face, como se pode ver na postagem da 1ª Etapa.
Pare esta Etapa final de Ilhabela, fui presenteado mais uma vez, agora com uma camiseta de Running da The North Face, da linha Flight Series, de altíssima qualidade.

Camiseta The North Face

Além disto, tive a oportunidade de estreiar em provas com o tênis que ganhei, o The North Face Double-Track, que foi eleito o melhor tênis de corrida em trilha do mundo, pela revista Go Outside (USA). Falando logo nisto, o rendimento deste tênis foi excepcional, não poderia obter um retorno melhor dele nesta prova, pois o colocou em uso em condições extremas. Ao final da prova ouvi MUITOS atletas reclamando que seus tênis (outros) escorregavam muito nas trilhas, porém o Double-Track foi excelente. RECOMENDO MUITO ELE PARA QUE FOR FAZER QUALQUER TREINO OU PROVA EM TRILHAS.

Voltando a Ilhabela, para quem não conhece, está perdendo a oportunidade de conhecer este paraíso a uma balsa de distância (e mais alguns kms de asfalto) de nós.

Ilhabela. Belíssima!

Mapa do Arquipélago

E a prova não deixa nada a desejar, com uma mega estrutura montada na Praia do Perequê, para atender aos atletas das diversas provas realizadas neste fim de semana: Triatlhon Cross Country, Endurance 50K, Night Run 18K & 9K, Kids Running e Swim Challenge 3K & 1,5K.

Pódio do evento

Uma mega Arena

Para o público ficar muito bem entretido foi montado o XTerra Village, com vários stands de venda de materiais esportivos. Dentre eles destaco dois: The North Face, com materiais da marca própria de qualidade e reconhecimento internacional. Barcellos Sports, com multi marcas para todos os gostos.

Stand The North Face

Stand Barcellos Sports

E estava chegando a hora da largada do Endurance 50K, depois de uma viagem de 470 Km, vindo de Niterói / RJ, com chegada na noite anterior, agora estava tudo pronto.

Pronto para os 50K

Cerca de 160 atletas se inscreveram para o Endurance 50K de Ilhabela, contando com algumas participações de estrangeiros que prometiam chegar entre os primeiros colocados.

Momentos antes da largada

Como falava no início do texto, às 16h00min a sirene soou e foi dada a largada para o The North Face Endurance 50K Ilhabela e o bicho pegou...

Largada do XTerra Endurance 50K Ilhabela

O ritmo inicial da prova foi surpreendentemente forte para a prova que seria. Me programei para correr o primeiro trecho, que seria inicialmente plano por volta de 4'35" de pace, porém o ritmo estava muito frenético e via todos indo embora, resolvi baixar um pouco então e fui a 4'10" mais ainda estava lento, porém ao chegar no Km 2 já encontrávamos a primeira subida (pequena e de calçamento), neste momento já comecei a sentir bastante enjôo, parecia que o almoço que tinha feito cedo não tinha caído muito bem. Resolvi não forçar mais e mantive este pace, porém ao chegar no Km 5 tive que fazer uma breve parada para tentar vomitar, pois estava já ficando bem ruim. Como não conseguir vomitar, lavei meu rosto com água gelada e segui em frente, pois o público nos aguardava mais adiante, onde passávamos em frente à Arena novamente, com muita vibração de todos.

Íamos correndo pela cidade em direção a mata e no Km 8 já entravamos na trilha subindo, onde tive que novamente parar para tentar vomitar. Novamente sem sucesso joguei bastante água gelada na cabeça e segui em frente.

Ao chegar no Km 10 nos deparamos com a montanha da prova, seriam 10Km de subida por estrada de terra e trilha, neste trecho apesar da grande dificuldade comecei a me sentir melhor e fui passando vários atletas. A dificuldade foi muita para chegar a marca de 20 Km onde tinha um posto de hidratação para nos jogar descida abaixo, seriam 7 Km de descida muito íngreme.
Já no Km 21 entravamos numa trilha muito estreita na mata fechada, neste momento, já passando das 18h tínhamos de acender a lanterna se quiséssemos enxergar algo a frente de nossos pés e para completar acabava de iniciar um forte temporal com uma densa neblina. Nestas condições a descida se tornou muito dura, exigindo tanto quanto a subida.

Depois de muita, eu disse MUITA lama, com direito a travessia de alguns rios com auxílio de corda chegávamos na marca de 28 Km na Praia de Castelhanos.
Mas cadê a praia? Só sentia a areia fofa debaixo dos pés. Ouvi então um staff gritar: "siga as tochas!" Então após atravessar mais um rio já na praia, pude ver que esta estava totalmente escura, um verdadeiro breu. Somente podia-se ver onde a luz da lanterna atingia e também uma grandiosa linha de tochas acesas que ardiam sob a chuva. Seguindo estas tochas eu chegaria ao Km 30, onde encontraria o Special Needs (Kit que deixamos com a organização para ser levado ao Km 30).
Porém chegar lá não foi fácil, com a escuridão penei muitas centenas de metros até conseguir achar uma areia menos fofa para que pudesse progredir mais facilmente.

Chegando ao Km 30, gritei meu número de peito e me deram meu kit, que tinha muitas coisas que tinha deixado, além do que eu já estar com um cinto de hidratação, com 2 garrafas (que levei com Gatorade e me salvaram, pois a prova não disponibilizou isotônico no percurso) além de gels e mais algumas coisas. Porém como estava quase vomitando o tempo todo, no percurso somente bebi meu Gatorade e tomei um gel Accelerade, além de muita água. Ao chegar no Special Needs então somente peguei minha Coca-cola de 250mL (que salvação!) e minha lanterna reserva (para caso de emergência) e me mandei, mas antes ouvi a seguinte mensagem de um staff: "boa sorte, se prepara que a subida da volta é muito pior do que a da vinda!"

E dito e feito! Já iniciávamos com um trecho muito escorregadio, uma verdadeira rampa boa para se cair, daí então seriam 8Km de subidas intensas, com trechos equipados com cordas para auxiliar nas subidas íngremes e escorregadias além de muita trilha fechada que se pensava: como que descobriram este lugar? Tinha ponto que tínhamos que pular vários troncos caídos, outros que tínhamos que passar por baixo, quase que rastejando, porém tudo bem sinalizado pelas faixas amarelas do XTerra. Além do que os trechos que seriam menos difíceis, em estrada de terra, virou-se então estrada de lama com pé agarrado. Que dificuldade!

Assim foi-se até o Km 38. Agora já se podia ver a cidade lá em baixo, tínhamos 8 Km de descida direto. Neste trecho forcei bastante o ritmo, passando alguns atletas. Foi muito dolorido sair de 720 metros de altitude e ir para o nível do mar após algumas horas de intensa corrida. Porém ainda tínhamos uma dura missão: mais 4 Km planos até a linha de chegada.
Como tinha que ser, foi difícil, mas estávamos de volta à cidade com o público nos aplaudindo, nesta hora parou de chover então todos iam para a rua ver os Ultramaratonistas passar.

Após estes duros Kms cheguei de volta a Praia do Perequê, mais os últimos metros também não poderiam ser fáceis: uma pequena travessia de rio e areia fofa!

Mas estava lá o pórtico do XTerra e após 5h30min27seg fiz minha chegada gloriosa!

Ao final de tudo o saldo foi muito positivo, acabei rendendo muito melhor do que a etapa de Mangaratiba, mesmo aumentando meu tempo em 33 seg (não lembrava o tempo anterior, caso contrário tinha melhorado concerteza a marca nos últimos 4 Km planos) cheguei bem mais inteiro e feliz, ficando em 21º lugar Geral.

E a grande novidade é que ano que vem o The North Face XTerra Endurance 50 Brasil promete vir com a distância de 50 milhas, ou seja 80 Km de oura emoção para os Ultramaratonistas.

Abaixo segue o kit da prova, que foi de excelente qualidade, composto de camiseta manga longa de poliamida Santaconstancia, com orifício de inserção do polegar opcional (excelente camiseta - usei-a na prova!), além disto tinha uma Head Lamp (também usei na prova), revista do atleta XTerra Ilhabela e adesivo XTerra.
Também segue a medalha Survivor Endurance 50K, muito bonita também (merecida!).

Kit XTerra Endurance 50K (frente)

Kit XTerra Endurance 50K (costas)

Segue a foto de minha esposa com meu filho na premiação da Kids Running. Muito bom ter a família reunida nesta prova.

Nilce e Filipe participando do XTerra Ilhabela

Agora então somente nos restava pegar a balsa para voltarmos a rotina e treinar para a próxima prova já marcada, veja o banner mais acima aqui no site.

Retorno pela balsa Ilhabela - São Sebastião

Gostaria neste momento de fazer meus agradecimentos especiais por este prova.
1º) Deus, por me dar força e perseverança nos treinos assim saindo bem nas provas.
2º) Família, por estar sempre junto nas aventuras e entendendo as dificuldades
3º) The North Face, pelo apoio nestes dois Endurance 50K, estaremos juntos em outras oportunidades.
4º) Barcellos Sports, pelo apoio constante, obrigado Rosane pelo carinho e Armando pelo vários kms rodados e superados juntos na prova.
5º) Você, pelo assiduidade aqui no site e apoio nas mensagens e divulgação.

AGRADECIMENTO:

THE NORTH FACE

BARCELLOS SPORTS

E aí gostou do relato?
Faça seu comentário aqui abaixo e deixe registrada a sua visita!

Até a próxima!!!

8 comentários:

Everaldo Motta disse...

Olá Marcelino,bom dia!
Parabéns!
Caramba!que prova difícil, essa é pra cachorro grande!!
Um forte abraço,
Everaldo

elis disse...

parabéns, marcelino!!!

seus relatos são primorosos!!!
rico em detalhes!
o que é muito bom pra orientar quem planeja encarar uma pedreira dessas!

já imaginava que essa seria uma prova difícil, mas não tanto!
a chuva acaba sendo um desafio a mais nas trilhas!

parabéns pela garra!

e parabéns pela família linda e guerreira!

bjs

Marcio Bianchi disse...

Amigo, acompanho suas façanhas e você está de parabéns pela garra!!
Em Búzios estarei correndo em dupla e espero vê-lo por lá.
Um abraço.
Marcio

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Cara sensacional o seu relato meus parabens por mais uma ultra realizada e pelo que eu li aqui no seu blog esta etapa de Ilha Bela foi bem pior do que em Mangaratiba hein e com a chuva foi bem pior...Po legal essa camisa que eles deram no Kit de manga cumprida parabéns também para sue filho e a Nilce pela corrida...Showwww...Parabéns meu amigo...
E vamos que vamos correndo...Bons treinos!!!

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Aurea disse...

Cristiano, vc é um guerreiro!!
PARABÉNS pra vc e sua linda família que sempre o apoia!
Bjs
Aurea

Alessandro S Silva disse...

Não tenho comentado muito, mas na medida do possível tenho acompanhado as atualizações.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr

sgbrito disse...

Bom dia Marcelino,

você postou a altimetria. Se importaria de enviar o arquivo da trilha mesmo ?

Obrigado

Sandro

sgbrito disse...

Parabéns pela prova!!!

nos conhecemos por acaso em uma pousada em Villa Angostura, quando fizemos o Patagonia Run !!

Abraço

Sandro