Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Rio Up Run: Corrida Morro Acima

Ao todo, são mais de 400 degraus em escadaria, entre subidas e descidas íngremes, trilhas de terra, trechos estreitos em vielas, com buracos e inclinações.

Esta é a matéria que participei e foi publicada hoje (21/10/2011) no Jornal O GLOBO e também em sua versão on-line: PULSO

Corrida Morro Acima

Na prova Rio Up Run, corredores vão subir o Chapéu Mangueira e descer o Babilônia, passando por escadarias estreitas e becos, em percurso de 8km, no dia 6 de novembro

A Corrida Rio Up Run promete, no dia 6 de novembro, um desafio cross country bem diferente do que o corredor do Rio está acostumado, cruzando as comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme. O percurso de 8km começa pela orla de Copacabana, com largada às 7h30m, na altura da Rua Constante Ramos (também local de chegada) seguindo até o Leme, onde os corredores pegam o acesso à subida do Chapéu Mangueira. A partir deste ponto, eles dão adeus ao asfalto, e a pista plana transforma-se em 2km de curvas sinuosas, becos e de uma grande subida e depois descida, em trechos em que só passa um por vez.

Grupo de corredores que vai disputar a prova faz um reconhecimento do local e sobe parte dos mais de 400 degraus que vão enfrentar no dia

Para quem quiser testar o percurso, haverá um treino, amanhã (22/10), às 8h, em que será simulada a dinâmica da prova. Os corredores poderão fazer o trecho de subida e descida pelos dois morros, com posto de hidratação e staffs. O ponto de encontro será na Praça Júlio de Noronha, no final do Leme, e o treino é aberto mesmo a quem não está inscrito na prova.
 
Descendo a escadaria em frente à UPP Chapéu Mangueira e Babilônia

Escadaria com 281 degraus
Nos 2km dentro da comunidade, a recomendação é cautela nos degraus das escadarias que levam ao ponto mais alto, onde foi instalada a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), depois do processo de pacificação em 2009. No início da subida, o corredor vai enfrentar 106 degraus estreitos pela frente, seguidos de um trecho de 240m, de mão dupla de atletas, em que a pista será dividida por aqueles que sobem e os que já estão na parte de descida da prova. De acordo com os organizadores, neste trecho haverá grades e cones para garantir a segurança dos participantes.
Mais à frente, o corredor terá de subir uma escadaria íngreme, de 281 degraus, e passar pela Trilha Rei da UPP, de terreno irregular, estreito, ultrapassagens não permitidas e que oferece maior dificuldade na prova. A partir deste ponto, começa uma descida de 480m, bem inclinada, pelo morro da Babilônia. Os organizadores
indicam que os mais lentos usem a direita da pista, deixando a esquerda livre para os mais velozes.
— Aproveite o início e o final pela orla, e muita atenção ao percurso dentro dos morros para não se machucar. Dê passadas curtas nas subidas e descidas. Ao subir, incline o tronco para frente e pise na ponta dos pés, pois ajuda a ação da gravidade e diminui a resistência com o ar, imprimindo mais velocidade — diz
Luciana Toscano, diretora-técnica da Equipe Toscano.

Os ateltas terão linda vista do alto do Morro

O servidor público Guilherme Barbosa, de 50 anos, vai correr pela segunda vez dentro de uma comunidade e se diz interessado em conhecer de perto uma realidade diferente da sua.
— Na corrida do Complexo do Alemão, gostei da forma como a comunidade nos recebeu. Você se sentia bem-vindo. No final, empresários tomavam cerveja nos botequins e, ao invés dos seus carros importados, desciam de mototáxis — conta Guilherme, que espera que o percurso dentro da comunidade possa ser um local de treino no futuro. — São novas opções para o corredor, deslocando um pouco do eixo Aterro-Zona Sul.

Percurso diversificado da Rio Up Run

Todas as informações da prova podem ser obtidas no site do evento:

Até a próxima...

Um comentário:

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Valeu Cris muito boas as informações detalhadíssimas parabéns...Quando foi esse treino? Vc vai no treino de novo amanhã? Pois eu vou estar lá também.
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com