Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Apoio CART - Centro de Avaliação, Reabilitação & Treinamento

Um apoio é sempre bem-vindo!
Para participar do Cruce de los Andes, tinha que obrigatoriamente apresentar o resultado de um exame ergométrico.
Para tanto consegui um apoio que foi além disto, oferecendo um exame ERGOESPIROMÉTRICO.

O Centro de Avaliação, Reabilitação & Treinamento - CART me proporcionou isto.


O CART é o mais moderno centro de reabilitação do Estado do Rio de Janeiro, possuindo uma ampla rede de serviços à disposição de seus clientes.

O exame ergoespirométrico foi aplicado pelo médico e amigo Alexandre Vergete, com ampla experiência neste tipo de teste aplicado a atletas de diferentes condições físicas.

Se preparando para o exame

A ergoespirometria é uma avaliação cardiopulmonar. Trata-se de um teste ergométrico associado a uma medida da ventilação pulmonar, gases expirados (O2 e CO2), entre outros parâmetros fisiológicos importantes, avaliados por um analisador de gases, composto por um bocal.

Se adaptando ao equipamento

Em comparação ao teste ergométrico, a ergoespirometria oferece maior número de dados em relação à eficiência respiratória e avalia de forma objetiva a capacidade e/ou limitação ao exercício físico.
A Ergoespirometria é um exame de grande aplicação prática fornecendo informações preciosas e acuradas acerca da performance tanto para o atleta quanto para os praticantes de qualquer atividade física não competitiva.

Nos primeiros instantes do exame

Com a ergoespirometria é possível calcular o VO2 máximo e o limiar anaeróbico ventilatório, determinando variáveis respiratórias, metabólicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exercício.
O consumo máximo de oxigênio e o limiar anaeróbio são os principais indicadores de aptidão funcional cardiorrespiratória, sendo utilizados na prática para diagnóstico e prognóstico de desempenho esportivo através das seguintes possibilidades:
- fornecer o padrão ouro da performance aeróbia máxima, o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo).
- identificar a intensidade ideal de treinamento, a partir da obtenção não-invasiva dos limiares ventilatórios I e II.
- oferecer ao atleta uma descrição detalhada do funcionamento orgânico durante o exercício, o que pode ser crucial para a melhora da performance.
- permitir o seguimento do treinamento aeróbio, com critérios cientificamente embasados.

Tela do PC, durante aplicação do exame

O exame utiliza um protocolo adequado ao nível atual do atleta que está realizando o mesmo, levando também em conta seu histórico de provas e novas perspectivas.


Sendo acompanhado pelo Alexandre Vergete (reparem na camiseta do XTerra abaixo do jaleco)

O teste leva o atleta a seu limite, pela velocidade e inclinação crescente da esteira, ainda tendo muitos equipamentos ligados, deixando tudo um pouco mais difícil.

Suor já escorrendo, apesar do ar condicionado

Constantemente é feito medições de Pressão Arterial e perguntado a sensação de esforço pela escala de 1 a 10, feita com dedos, já que a boca está ocupada pelo analisador de gases.

Esteira: rápida e inclinada

O exame ainda é precedido de uma anamnese detalhada com perguntas de histórico familiar e uso de suplementos nutricionais, entre outros inúmeros questionamentos.

Evoluindo...

Também antes do exame é realizado um Eletrocardiograma em repouso, para ver as condições basais do atleta.

Todo conectado às máquinas

O exame foi todo realizado sem nenhum problema, sendo totalmente satisfatória a resposta ao estímulo da esteira.

Mais uma verificação de PA

Após o exame é fornecido um resultado detalhadíssimo ao atleta, com todos os parâmetros obtidos durante o teste.

No final do exame

Resultado do exame

O CART está localizado na Avenida Ary Parreiras, 668 – Vital Brazil / Niterói. O telefone é 2611-1158.

O CART está oferecendo a atletas que viram esta postagem aqui no site um desconto especial para realização do Exame Ergoespirométrico, para tanto deverão entrar em contato pelo e-mail vergete@terra.com.br informando sobre esta postagem.

Caros amigos, se preparem, se cuidem e até a próxima!

4 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Aí de nós atletas se não existissem os apoios que é fundamental para nós Atletas...Legal esse exame que vc fez estou na luta para fazer um deste também...Parabéns!!!
Cris sabe me dizer quanto está o preço deste exame?

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

RAPHAEL BAHIENSE disse...

Muito bom, é isso aí! Temos que nos preparar e, sobretudo nos cuidar, evitando dessa forma prejuízos a nossa saúde.

Anônimo disse...

vai meu abraco ao Marcelino e a todos os internautas desse blog segue site amigo www.o2porminuto.uol.com.br click em noticias comente qualquer noticia e envie tambem Att Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em joao Pessoa

Anônimo disse...

Agradeço demais pela dica de onde fazer esse exame em Niterói. Estava buscando um local por aqui.Já entrei em contato por email e aguardo a resposta.Abraços
Elaine Braga - Niterói/RJ