Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (34 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (35 anos) e pai de Filipe Marcelino (7 anos).

Próximo Desafio de MARCELINO ULTRA: 27/09/2014

Próximo Desafio de MARCELINO ULTRA: 27/09/2014
TRAIL RUN Morro Azul 60K (Ultramaratona Trail de 60 Km) - Eng. Paulo de Frontin/RJ

sexta-feira, 16 de março de 2012

Recorde nos 100Km - Ultramaratona 12 horas


Recorde nos 100Km!

Consegui bater meu recorde de 100Km na Ultramaratona 12 horas de Macaé.

Realizada no último final de semana - dias 10 e 11 de março - no Centro de Convenções de Macaé, a prova aconteceu num percurso de 800m de asfalto montado num kartódromo com início às 22h (sábado) e término às 10h (domingo).
A Ultramaratona 12h de Macaé foi de realização da Associação de Corredores de Macaé - ASCOM e contou com apoio logístico da CE+3 Esportes no fornecimento de equipamentos, serviços e materiais especializados para a prova.
O pórtico da CE+3 Esportes fez sucesso!

Banner da prova com pódio da CE+3 Esportes

O que desde que me inscrevi na prova me preocupava mais era por ser um percurso totalmente no asfalto, portanto sabia que ia ser bem duro. Apesar de já ter feito outras provas maiores, como duas de 24h alcançando até 163Km esta prova de 12h seria uma novidade.
Como parâmetro usava o Desafio McDia Feliz de 100Km que fiz em esteira, porém já imaginava e confirmei que estas 12h seriam mais duras. Nos 100Km, em agosto de 2011, concluí com o tempo de 11h18min, então para estas 12h meio intuito era de passar dos 100Km, mais do que isto já seria lucro.

Meu SUPPORT CAR

Para esta prova, minha esposa não pode estar presente, pois estaria numa prova de concurso público, então levei minha mãe, que aceitou de imediato o convite.
Consegui estacionar meu carro bem na pista a 10 metros do pórtico, onde montei minha barraca e deixei tudo pronto para o apoio contínuo durante as 12h.

Largada da prova

Às 22h em ponto foi dada a largada para a prova, ventava bem deixando a noite até um pouco fria, ótima para correr.
De início adotei um ritmo confortável, nem muito forte nem fraco de mais, cerca de 5min15seg/Km.

Chegando à 1h de prova

Usei todo equipamento da ASICS, com o tênis ASICS GEL CUMULUS 12, excelente para muitos kilometros de asfalto.

Na última prova de 24h que fiz adotei a tática de correr 2h e parar 10min para massagem etc.
Nesta prova não tinha algo muito definido mas pensava em talvez correr de início 3 ou 4h direto.
Porém com cerca de 2h de prova já tinha visto que seria melhor alterar um pouco isto.
Com 2h30min preferi fazer logo a parada de 10min, aproveitando para ir ao banheiro e trocar a camiseta que ficou gelada rapidamente, pois já eram quase 1h da manhã e ventava bem.
Estes poucos minutos off já mudaram totalmente meu desempenho, voltei bem melhor.

Já após o primeiro rápido stop

O percurso, de 800 metros, tinha formato parecido com um L, o que não o deixava tão monótono, e por muitas vezes rodava bastante tempo conversando com os amigos Ultramaratonistas.
Assim a noite passava rápida!

Chegando às 5h de prova

A prova oferecia certa estrutura de hidratação e alimentação, porém preferi levar meu arsenal próprio para dar um PLUS e garantir uma adequada reposição, que funcionou muito bem.
Assim levei mais uma boa quantidade de Kms, fazendo somente outra parada já depois da metade da prova, com 6h30min.
Mais 10min: nova troca de camiseta, seguida de banheiro e também troca de meias e tênis, sendo agora o ASICS GEL PULSE 2, que tem um perfil um pouco mais baixo, ideal para passadas já um pouco menos ampliadas.
Assim encaminhando para as 5h da manhã segui meu caminho bem firme.

Concentrado na prova às 5h da manhã

Logo após as 5h da manhã já iria surgir no horizonte as primeiras mostras do sol que viria de forma fulgaz. O visual era inspirador.

O início do dia

Daí então para o sol sair de vez seria só aguardar alguns instantes e deixar a natureza trabalhar. Sabia que em frente tudo iria ser mais difícil.

E o sol já querendo sair...

Neste ponto o suor já não secaria mais ao vento, iria ser de fluxo contínuo e progressivo. Porém também com o dia chegando o astral também subia junto.

E o caminho no asfalto segue com o sol subindo

Por volta das 6h da manhã bateu aquele típico cansaço acumulado de varar a noite toda correndo, então novamente fiz outra parada de 10min, que se não me engano foi a última.

Chegando às 8h de prova

Depois disto voltei um pouco mais fraco porém já me recuperando e sendo energizado pelo sol que saiu bem forte.

Com o sol já forte!

Assim fui por mais uma hora sentindo a energia do sol e da prova, porém a cabeça nunca parava de trabalhar e já fazia muitas contas prevendo o resultado.

Chegando às 9h de prova

Então após 9h de prova comecei a ver que não poderia continuar com o ritmo diminuindo progressivamente, se quisesse um bom resultado e chegar bem aos 100Km. Então me lembrei que poderia me empenhar de bater meu recorde de 100Km e aproveitei que estava brigando por uma colocação na prova então fiz a escolha de me atirar à frente a toda, então surpreendendo todos rodei quase 1h bem forte, não vi ao certo o ritmo, mais talvez a uns 4min30seg/Km.
Sabia que não resistiria por muito tempo, pois ainda faltavam 3 horas de prova, mas tinha de arriscar e deu certo!

No ritmo FORTE após as 9h de prova

O protetor solar já impregnava o corpo em grossa camada e o sol esquentava cada vez mais, porém ao final de meu grande ritmo e com cerca de 10h de prova vi que já iria bater meu recorde dos 100Km e relaxei um pouco.

Após 10h de prova com muito sol

Assim cheguei a tão esperada marca de 100Km com o tempo de 10h54min08seg - baixando em 23min52seg a marca anterior. SHOW!!!

Batendo meu recorde de 100Km

A partir de então dei por encerrada minha missão, nesta hora final de prova seria só relaxa e curtir com os amigos, deixando mais alguns kilometros registrados.
Assim fechei a prova com 105Km618m, fazendo pouco mais de 132 voltas no percurso.

No final das 12 horas

Ainda com este resultado fiquei em 5º Lugar Geral Masculino e 1º Lugar na Categoria 30-34 anos. Muito feliz por isto!

Feliz e exausto no final das 12h

Ganhei além de um lindo troféu um certificado da prova com a distância obtida registrada neste.

Certificado das 12h

A prova contou com um kit de excelente qualidade com camiseta de poliamida, sacola esportiva e número, além de uma foto do atleta personalizada para a prova que foi utilizada na divulgação.

Camiseta, número e TROFÉU

Costas da camiseta e sacola esportiva

Foto de divulgação

Então após isto tudo só me resta agradecer a todos que me apoiaram e me apoiam sempre.
Iniciando por Deus e minha família - minha esposa ficou triste por não estar junto com meu filho lá comigo e sei que ficou preocupada - mas minha mãe também foi essencial para meu sucesso nesta prova.
Agradecimento especial aos meus apoiadores oficiais (no topo do site) que me proporcionam enfrentar estes desafios bem mais preparado e equipado.

Em fim, que venha os próximos - e já está marcado, basta olhar acima aqui no site - e muito obrigado a você por estar comigo até aqui!

Gostou? Deixe seu comentário aqui abaixo...

Até mais!

8 comentários:

RAPHAEL BAHIENSE disse...

Grande Marcelino, ao ler o seu relato tive a sensação de estar naquele lugar sentindo a emoção, vibração e, sobretudo o desgaste daquela prova, isso tudo é muito inspirador, já falei para o Jorge e vou te dizer também, não vejo a hora de correr uma ULTRA, estou treinando duro há um certo tempo, e esta experiência está por vir.
P A R A B É N S pelo recorde e pela colocação no geral e na categoria, sucesso! Keep training & running!

Laurenio Beserra disse...

Marcelino,
Parabéns por mais um limite que foi vencido por vc. E que venham mais...!

vera mota disse...

Parabéns Marcelino, muito bom voce ter batido o seu record, voce foi incrivél, todas as vezes que passei por voce, estava firme e consentrato, isso foi fundamental para um otimo resultado. Obrigada pela parceria, ainda ferems muitas ultras juntos, se Deus quizer.
Ultra abraços,
Vera Mota - Ascom

Everaldo Motta disse...

Parabéns Marcelino, mandou bem!
Um forte abraço,
Everaldo

tutta disse...

Realmente show.
Parabéns por bater seu recorde pessoal nos 100kms e por ultrapassar os 105kms nesta ultra de 12 horas.
Abraço e muito sucesso a você.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Jorge disse...

Fala Cris mais um desafio para o curriculo esportivo concluido parabéns meu caro amigo sofremos mas no final todos saímos vitoriosos, muito bom o seu relato só faltou uma foto minha aqui correndo ao seu lado...quando crescer vou querer ser fera que nem vc...hehehe...Vc reparou nas fotos que vc postou em seu blog olha só que coincidência vc correndo na frente e o Leonardo Paes atrás e repare bem vcs dois estão usando a mesma bermuda...hehehe...Ou seja quem não foi perdeu uma bela festa, pode apostar que ano que vem se tiver de novo, esta Ultra vai encher recebi msg de alguns ultras que correram a Ultra de Praia Grande com inveja desta prova que deu dinheiro daí se tiver dinheiro ano que vem já viu como vai ser né...rsss...Bom agora é treinarmos mais um pouco para fazer bem bonito nos 80K do XTerra em Ilha Bela, se vc for fazer algum treino em morro me chame para treinarmos juntos e se estou pensando em treinar no alto do cristo ou também aqui perto de casa tem uma montanha chamado pico da pedra branca que saí em campo grande a trilha é hot mais é bom que da para suporte para Ilha Bela.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Evandro Cardoso (Alemão) disse...

Parabéns pela sua performance nessa ultra!Se Deus quiser estarei ai no Rio para correr a Maratona no dia 7 de julho e dia 14 estaremos com um grande grupo de acorjianos para fazer a Ultra.Espero lhe conhecer pessoalmente. Abraços!!

Rinaldo disse...

Parabéns pelo excelente resultado, realmente uma conquista para poucos! Seu relato dá uma ideia muito boa de como é este tipo de prova, mas não dá para imaginar o que passa na cabeça do corredor durante este tempo todo. Qualquer dia eu experimento.

Boa recuperação e bons treinos!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/