Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

domingo, 6 de janeiro de 2013

ULTRA Retrospectiva 2012


O ano de 2012 foi ULTRA!

O ano de 2012 foi espetacular para mim, no total foram 3.874,914 Km rodados, incluindo 8 Ultramaratonas e 1 Maratona, além de outras provas menores e MUITO TREINO.

Foi meu recorde de quilometragem percorrida até então, totalizando uma média mensal de mais de 320 Km. Veja abaixo o gráfico mensal:


Este ano também foi marcado pela participação em provas importantíssimas e dificílimas.

O ápice foi na Ultramaratona mais difícil do Brasil, a Ultramaratona dos Anjos, com percurso de 235 Km de montanhas.


Realizado ininterruptamente em trilhas nas Serras de Minas Gerais. A prova foi concluída por mim em 46h02min, obtendo a 6ª colocação geral e meu recorde de quilometragem sem parar.

 
Minha segunda participação na Brazil 135 Ultramarathon também foi inesquecível.
 
 
A prova de 217 Km de Montanhas entre Minas Gerais e São Paulo foi concluída por mim em 40h25min, mas nesta não a fiz como competidor, mas sim como Pacer do atleta Norte americano Levi Rizk, a qual corri 110 Km, e dirigi o restante no carro de apoio. Uma excelente oportunidade de fazer novas amizades e aprender mais dando apoio.
 
Outra prova muito marcante  foi o Cruce de los Andes, prova de 110 Km atravessando os Andes desde o Chile até a Argentina, dividido em três percursos em dias seguidos.
 
 
Prova marcada pelas maravilhas naturais da Patagônia, com características próprias desta região do planeta, incluindo um bom trecho de neve, passando pela cratera de um vulcão. Esta prova também tem a peculiaridade de ser em dupla, contando com 1500 atletas de 25 países diferentes e completei-a junto com meu parceiro Marcelo Sampaio, em 15h46min.
 
 
Uma novidade também foi a participação numa prova de 12 horas, a Ultramaratona 12 Horas de Macaé, realizada noturnamente num percurso de 800 m de asfalto dentro de um kartódromo.
 
 
 
Obtive a excelente marca de 105,618 Km – batendo meu recorde nos 100 Km e obtendo a 5ª colocação geral e 1ª em minha categoria.
 
 

Fiquei muito feliz por ver o desafio que criei crescendo. Foi a DOUBLE Maratona do Rio de Janeiro.



Este ano, o segundo consecutivo, este desafio de 84 Km teve a participação aumentada de 3 para 5 atletas e ainda obtive o recorde neste, com 08h58min.

 
Novamente participei de duas edições do XTerra Endurance este ano. A grande novidade foi a prova de Ilhabela / SP, com percurso inédito e duríssimo de 80 Km.


Apenas cerca de 20% dos atletas que largaram completaram a prova. Eu a finalizei em 12h38min.
 
 
 
Já a prova de Mangaratiba / RJ contou com algumas modificações no percurso de 50 Km e com o horário alterado deixou a prova muito quente.
 
 
Completei os 50K da prova em 06h01min.
 
 
Minha última Ultramaratona do ano foi também uma novidade, a Green Race 50K, realizada em Jundiaí / SP, com percurso lindo e muito difícil através das montanhas.
 
 
Completei a prova em 04h43min, também conseguindo melhorar meu tempo neste tipo de prova e distância.
 
 
Também neste ano participei de uma Maratona, a XC 42K Búzios, minha terceira participação nesta Maratona Trail.
 
 
 
Fiz uma estratégia de treino e de prova que deu super certo e acabei conseguindo meu recorde na prova, com 03h58min.
 
 

Foi ou não um ULTRA ano?

Este 2013 também promete, já com a participação confirmada em várias Ultramaratonas.

Espero que você continue me acompanhando e apoiando.

Um ULTRA abraço. Até a próxima!

Um comentário:

Jorge disse...

Aeee Marcelino vc teve um 2012 espetacular hein, parabéns fera, quando crescer vou querer correr que nem vc, também fiz uma retrospectiva no meu blog so foi uma pena que a kilometragem perdi dos treinos, estava no pen drive e deu pau. Que em 2013 possamos estar juntos correndo muitas Ultras.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com